Durante a semana costumo almoçar na cantina. Ambiente inter-cultural onde existem várias ilhas espalhadas pelo espaço. O grupo dos franceses, dos espanhois e obviamente o dos portugueses - não só de portugueses confesso. Mas isso porque somos sociáveis e temos também uma alema-holandesa e uma sul-africana no grupo do almoço.
Mas mesmo sem a possibilidade de diferenciar pelo factor lingua existe uma maneira de por exemplo saber quem são os holandeses. Basta procurar as pessoas que levam no tabuleiro várias fatias de pão de forma, fatias empacotadas de queijo e fiambre, um pacote de leite e algum chocolate granulado para colocarem em cima das sandes. Mesmo havendo dois pratos quentes eles eles esgotam o stock das seis variedades de pão existente.
Vai uma aposta de que se um dia destes colocar no meu tabuleiro pao-de-forma empilhado que começam a falar holandês para mim?
A base de comida holandesa - pelo menos pela amostra que eu conheço - é feita de sandes, aperitivos fritos, molhos e tudo sempre acompanhado por uma boa dose de batatas fritas. Para terem uma ideia, até existem casas que apenas vendem batatas fritas com molho. Sabem que mais? Tive agora uma ideia para uma oportunidade de negócio. Abrir o primeiro restaurante português em Haia. Sugestões para o nome do restaurante são mais que bem vindas.
Ingastronomia Holandesa
20 novembro 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Playlist (with video)
Labels
Acontecimentos/Concertos
(16)
Devaneios
(71)
Favorito
(19)
Fotos
(35)
Megafone
(11)
Musicas
(49)
Orgulhosamente Portugues
(4)
Serviço Público
(2)
Viagens
(19)
Videos
(12)
Viver na Holanda
(33)
Top Links
Histórico de Posts

Paços de Brandão

Santa Maria da Feira

Porto
4 comentários:
ja perguntei a muitos holandeses de onde vem este habito de comer so pao ao almoco e ainda nao recebi qualquer resposta satisfatoria. acho que comecou com o trabalho nas fabricas e a necessidade de levar farnel, porque parece que quem trabalha no campo comia quente ao almoco. depois so ha meia hora para almocar e o jantar e as seis, pelo que uma refeicao quente nao e necessaria quando se janta cedo.
quanto a gastronomia, nao e muito rica, mas existe. a comida e muito simples a base de 'stamppot'
http://en.wikipedia.org/wiki/Stamppot
que nao e mais que pure acompanhado ora de worst (salsicha tipica) ou slavinkken, spek, e tudo com couve holandesa (boerenkool) ou endivias.
bom apetite! eet smakkelijk!
Ja vi essa mistela de nome stamppot na cantina mas o aspecto nao era tao verde (fresco).
Eu ainda estou a tentar encontrar um prato holandes equivalente a por exemplo francesinhas, tripas 'a moda do Porto, carne de porco a alentana. Sou um optimista na vida mas de estomago mal preenchido 'e mais complicado.
Ha um lado positivo - ja estou a sujar mais panelas la em casa...
Mayonnaise is missing :)
"alema-holandesa e uma sul-africana no grupo do almoço" pois pois sociaveis mas com o sexo feminino... não enganas ninguém =D
Não querendo roubar o titulo a ninguem mas "The Dutch Brandoense" nao ficava mal =P
Enviar um comentário