Lar laranja

10 novembro 2008



O universo em redor do comboio sempre fez parte da minha vida. O vouguinha para espinho, as primeiras viagens quinzenais de intercidades para lisboa, o suburbano para o porto, o intercidades para visitar a familia ao norte e o alfa para braga.
Uma viagem de comboio é muito mais que uma viagem. São horas de uma confortavel jornada em que divagamos a nossa mente em todo o seu indice. Simboliza a busca de algo, um frenesim miudo antes de comecar a viagem e um suspiro quando se chega ao destino.

Desta vez aqui na Holanda não é diferente.
Com paladar a nutela e Offley Ruby vos escrevo do meu novo ninho. Depois de dois falso alarmes sinto que vai ser desta. Adormeço com uma vista plena da estacao de comboios e acordo com um alvaroco de pessoas a entrar e a sair dos comboios com malas, bicicletas, mochilas numa confusao alinhada de dois sentidos. Qual será a historia de cada uma das formigas? O homem de mala preta vai regressar a casa depois do trabalho? As duas amigas com imensos sacos de compras regressam a terra depois das compras. Sera que aquele grupo animado vai de ferias? O rapaz quieto encostado ao poste e de gorro será que vai ter com a sua amada?
Cada pessoa tem uma historia diferente mas todos elas com um factor comum. A maquina anonima a todos eles que os transporta.
Estou feliz. Tive muita sorte com este apartamento pois morar na maior torre residencial da cidade a tres minutos a pe do trabalho, dois minutos da estacao, a 15 andares do ginario e a dez minutos a pe' do centro nao é algo que nos calhe frequentemente. De minha parte estou instalado.

Agora apenas espero que os muitos que prometeram cá vir realmente facam planos para vir, pois tenho guardada uma garrafa de Porto como prémio para a primeira visita.
Hoje vou adormecer com milhares de velas da cidade e vou ter como banda sonora a musica ao longe dos comboios a passar. Há coisas fantásticas não há?

5 comentários:

  1. Unknown disse...
  2. serve o presente comentário para reservar a abertura da garrafa!

  3. Unknown disse...
  4. " A maquina anonima a todos eles que os transporta."


    não é anonima pah! é a cp da holanda!
    e espero que funcione melhor que a de pt.

    Esta ultima viagem...
    - 30 minutos de atraso, já "normais";
    - bar fechado;
    - sem corrente electrica para o portatil... :(

  5. gimane disse...
  6. Desculpa lá ó nuno, mas a garrafa é minha :p

  7. Unknown disse...
  8. @gimane

    sim tens razão. A garrafa eu deixo pra ti.

    Limpinha!!


    :P

  9. Pedro Teixeira disse...
  10. Amigos, eu disse que ia reservar uma garrafa mas nao sabia que a queriam cheia.
    Vou ter que comprar outra, desta vez tentarei nao a abrir ate a primeira visita ;)