Visita 'a Benelux

26 março 2009



Passado fim-de-semana fui finalmente conhecer a vizinha Belgica. Ja la tinha ido, mas apenas nas imediacoes do aeroporto. Primeira impressao: vim de la mais gordo ora nao fosse um pais de waffles, chocolate e cerveja.
Foi mais um daqueles fins-de-semana corridinhos onde o tempo era sempre pouco para ver tudo o que se queria.

Partiu-se sabado de manha em direccao a Leuven - cidade universitaria a 20kms de Bruxelas - onde almocamos e depois rumou-se a Bruxelas onde se pernoitou.
Bruxelas e' a cidade capital da Uniao Europeia e possui umas das pracas mais preservadas e bonitas da europa. O nivel de detalhe dos edificios circundantes e' mesmo impressionante. Achei engracado o facto de existirem indicacoes em frances e flamengo. Em muitos pontos das cidades cheira a waffles, existem lojas especificas com montras soberbamente montadas, as cervejas ocupam por vezes mais espaco no menu que os proprios pratos - ora nao fosse mais de 450. Houve ainda oportunidade para ver um bar com mais 150 tipos de absintos e outras bebidas espirituosas e coisas que tal.

Tcharamm, ca vai a bomba. Um dos simbolos mais exportados e mais divulgados nos souvenirs e' o Manneken_Pis, que e' uma estatua de 30cm de altura que retrata um puto a urinar para um tanque. A maior parte das pessoas conhecem esta estatua, mas o que nao sabem e' que existe na cidade OUTRA estatua identica em forma e tamanho mas de uma menina a urinar. Va-se la saber porque nao colocam essa imagem nos postais!
Ficamos num hostel da cadeia 2go4 o que aconselho, devido 'a sua localizacao central, por ter cozinha - o que permite comprar uma valente variedade de cervejas e bebe-las por la - e imensa qualidade pelos 30Eur/pessoa pedidos. Ainda deu para conhecer uma canadiana 'a descoberta da Europa que foi protagonista de uma leitura da palma das maos.
Tivemos sorte por ter ficado no ultimo andar com imensas janelas de tecto e amigos, 'e uma experiencia refrescante, quica libertadora...estar com a cabeca de fora do telhado enquanto se liberta, descarrega alguma cerveja :)
Apos saida do hostel, o sexto sentido do amigo tuga do grupo, levou-nos para uma rua de meninas da noite. Eram mais que as maes e aquilo parecia um McDrive - uma fila de carros na avenida com o sistema first to come first served!

Domingo acordou-se cedo e seguiu-se para a cidade do Luxemburgo que apesar de bonita, limpa e estar no topo dos rankings de qualidade de vida, e' uma cidade calmita e boa para viver se se tiver uns....50 anitos. Vale a visita!








Mais informacoes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Brussels
http://pt.wikipedia.org/wiki/Belgica
http://en.wikipedia.org/wiki/Belgium
http://en.wikipedia.org/wiki/Luxembourg

Factos rapidos Belgica
- ganhou a independendia dos Paises Baixos (Holanda) em 1830
- populacao de 10.500.000 - está subdividida em tres regiões: Flandres, Valónia e Bélgica
- é um país heterogêneo dividido em três línguas: (60%) Neerlandês, cuja variante local é conhecida como flamengo (Flandres, no norte); (31%) Francês (Valónia, no sul); e (<1%) Alemão (numa pequena região no leste do país) . - tem uma superficie de 30 528 km² (Portugal tem 92.391 km²) Factos rapidos do Luxemburgo - ganhou a independendia em 1836 - populacao de 500.000 - tem o maior PNB (Produto Nacional Bruto) per capita do mundo com 61 220 dólares - cerca de 39,6%* da população luxemburguesa é de origem estrangeira: 16% portugueses (sendo o português uma das cinco línguas mais faladas no país depois do francês, luxemburguês, alemão mas provavelmente à frente do inglês); 6,6% franceses; 4,3% italianos; 3,4% belgas e 2,2% alemães - tem uma superficie de 2.586 Ver tooooooodas as fotografias

1 comentários:

  1. Presépio no Canal disse...
  2. Lindas fotos, algumas muito engraçadas ;)

    Ok, acho que me convenceste a ir a Bruxelas! Já tentámos, mas a entrada na cidade muito caótica, não conseguimos estacionar e uma condução muito agressiva. Nem deu para chegar ao centro! Íamos sendo entalados entre dois carros numa rotunda! Uma coisa do além! Nunca vi tal coisa e olha que estamos fartos de circular...
    Talvez de comboio seja mais prático.
    Cidade do Luxemburgo é boa para caminhadas e fotografias panorâmicas :)