Copenhagen (Denmark)

30 abril 2009

Foi dos fins-de-semana menos preparados, onde nao pesquisei nada da cidade e pais, e onde inclusive, 2 dias antes ainda nao tinhamos onde ficar. Decidimos fazer CouchSurfing o que para mim foi a primeira vez.
Para quem nao sabe, CouchSurfing 'e uma rede de pessoas global onde se fazem contactos entre viajantes e a comunidade local que eles visitam. Pode ser dado alojamento ou apenas uma visita guiada ‘a cidade. Tudo de forma gratuita, nao muito complicada e numa base de confiança.Na véspera conseguimos um tipo que nos oferecia espaço para dormimos.Demos uma vista de olhos as regras dele e imprimimos o contacto e morada.

Sexta noite saiu-se de Schiphol em direccao a Copenhagen. Chegamos pelas 23h 'a cidade e entre trocar dinheiro e comprar umas buchas para comer, chegamos a meia noite a Central Station la do sitio. Ligamos ao nosso host e fomos com ele para uma zona de bares. Não sei se ‘e apenas as sextas-feiras mas grande parte das pessoas andavam de lado na rua, outros encostados 'as paredes e as filas para comprar cerveja eram grandes. O CS tinha um compromisso e disse o seguinte: “Apanhem o autocarro X, saiam no cruzamento da rua Y com a Z e quando chegarem toquem na minha campainha que a vizinha abre-vos a porta do meu apartmento.” Olhamos uns para os outros e dissemos um tímido okkaayyyyy! Isto vai ser engraçado, vai vai

Curtimos ainda um pouco mais a noite por Copenhaga onde diga-se de passagem, possui umas belas paisagens naturais. La não se tem frio!

Pelas 3 da matina andamos a procura da paragem e passados 30m de viagem estavamos 'a porta do apartamento dele. Eram 4am…e a vizinha de um gajo que não conhecemos ia-nos abrir a porta do seu apartamento. E não ‘e que foi isso mesmo? Sorridentemente a Jessica abriu a porta e da' com 3 gatos pingados de mochilas e abre porta do apartamento. Estávamos nos a pedir desculpas de ser tarde, e já ela se estava a despedir ao mesmo tempo que entrava no seu apartamento. Foi muito estranho entrar numa casa que não a nossa, sem o dono la estar. O gajo tem la toda a vida dele, fotografias dos filhos, o computador…tudo! Seguimos para os sofás e adormecemos com o sol ja a nascer!

9 da manha…Grrriiiiiimmmm! O gajo não esta em casa. Boa! Uma banhoca e pusemo-nos ‘a estrada!

Fomos ter com amigos e começamos a visitar a cidade: teatro, opera, principais praças, porto marítimo, palácios reais, jardins com visita obrigatória a famosa pequena sereia que levou com um "cumprimento" meu :-)

Tudo numa bela passeata ao sol.
Não vou entrar em muitos detalhes, mas posso adiantar que apesar da cidade ser engraçada, não me fascinou.

Para o fim do dia ficou a surpresa. Alugamos umas biclas e fomos conhecer uma zona que dista a 3kms do centro da cidade de Copenhaga chamada Cidade Livre de Christiania.
Trata-se de uma antiga área recém abandonada de bases militares que foi ocupada em 1971 por alguns milhares de hippies, anarquistas, artistas e músicos, como uma forma de protesto ao governo da Dinamarca. Possuem uma organizacao autónoma onde ate 'a pouco tempo não pagavam impostos e era legal o comercio de drogas leves.

Pedalamos ate as imediações da zona e logo ao longe vemos pessoas em cima dos telhados, e um marco colorido pintado ‘a mão a simbolizar o inicio da cidade. Conforme iamos andando, estavamos estupefactos como 'e que a 3 kms de distancia do centro de uma cidade super organizada e limpa existe um refugio cheio de casas de campo, espelhadas, num caos colorido. A cidade n 'e suja, mas nao possui nenhum ordenamento. Casas pintadas de grafites, estatuas chinesas, incas, japonesas espalhadas pelas pracas e envolvidos por arvores e declives.
Achei curioso uma casa aberta com imensa roupa onde tinha a seguinte inscricao: "put and get". Ou seja, troca as roupas que tens vestidas por umas que estao por la que te sirvam! Surreal!

Viam-se imensos hippies, alguns turistas e moradores locais. Na praca local estava um concerto de musica irlandesa e a mistica era incrivel! Ate houve um gajo que veio para a nossa beira: "Entao, sao de onde?"
Das melhores bjecas que ja tomei.

Como nos roubaram as bicicletas, ora ja nao estivessemos marcados como turistas, fomos a pe ate a cidade para ver o parque de diversoes Tivoli. 'E um parque bastante antigo e que serviu de inspiracao para o senhor walter disney abrir o seu. Vale a pena a visita! Como nota de reportagem, mais um momento da noite...foi o estar a ouvir uma orquestra a tocar Riverdance e Elvis Presley enquanto o sol se escondia. Pricelesssss

Meia noite seguimos em direccao a casa do CS e fomos convidados para uma comunhao da filha da vizinha, que era a 200m de casa dele. Why not?
Mais uma vez, sentimo-nos gatos pingados por cair numa festa de amigos e familiares onde o traje era fatos e vestidos. Fomos apresentados 'a patroa da festa que logo nos pos a vontade indicando a mesa das bebidas. Confesso que depois de nos dizer por 2x para nos servirmos, sentimo-nos quase na obrigacao de beber algo...para n darmos uma de fraquinhos.

Fiquei com uma boa sensacao dos dinamarqueses. Ao contrario dos holandeses, estes sao calorosos e poem-nos rapidamente 'a vontade no grupo.

Domingo acorda-se e da-se a ultima voltinha pela cidade. Fomos a um dos parque da cidades ter com um grupo de CouchSurfers! Se um gajo ja gosta de viajar, redobra a vontade em viajar quando em contacto com este pessoal. Realmente, comecei muito tarde nestas andancas!

Aeroporto, Amsterdao, Den Haag para depois...ter o descanso do guerreiro no meu super confortavel colchao de ar :)