Foi dos fins-de-semana menos preparados, onde nao pesquisei nada da cidade e pais, e onde inclusive, 2 dias antes ainda nao tinhamos onde ficar. Decidimos fazer CouchSurfing o que para mim foi a primeira vez.
Para quem nao sabe, CouchSurfing 'e uma rede de pessoas global onde se fazem contactos entre viajantes e a comunidade local que eles visitam. Pode ser dado alojamento ou apenas uma visita guiada ‘a cidade. Tudo de forma gratuita, nao muito complicada e numa base de confiança.Na véspera conseguimos um tipo que nos oferecia espaço para dormimos.Demos uma vista de olhos as regras dele e imprimimos o contacto e morada.
Sexta noite saiu-se de Schiphol em direccao a Copenhagen. Chegamos pelas 23h 'a cidade e entre trocar dinheiro e comprar umas buchas para comer, chegamos a meia noite a Central Station la do sitio. Ligamos ao nosso host e fomos com ele para uma zona de bares. Não sei se ‘e apenas as sextas-feiras mas grande parte das pessoas andavam de lado na rua, outros encostados 'as paredes e as filas para comprar cerveja eram grandes. O CS tinha um compromisso e disse o seguinte: “Apanhem o autocarro X, saiam no cruzamento da rua Y com a Z e quando chegarem toquem na minha campainha que a vizinha abre-vos a porta do meu apartmento.” Olhamos uns para os outros e dissemos um tímido okkaayyyyy! Isto vai ser engraçado, vai vai
Curtimos ainda um pouco mais a noite por Copenhaga onde diga-se de passagem, possui umas belas paisagens naturais. La não se tem frio!
Pelas 3 da matina andamos a procura da paragem e passados 30m de viagem estavamos 'a porta do apartamento dele. Eram 4am…e a vizinha de um gajo que não conhecemos ia-nos abrir a porta do seu apartamento. E não ‘e que foi isso mesmo? Sorridentemente a Jessica abriu a porta e da' com 3 gatos pingados de mochilas e abre porta do apartamento. Estávamos nos a pedir desculpas de ser tarde, e já ela se estava a despedir ao mesmo tempo que entrava no seu apartamento. Foi muito estranho entrar numa casa que não a nossa, sem o dono la estar. O gajo tem la toda a vida dele, fotografias dos filhos, o computador…tudo! Seguimos para os sofás e adormecemos com o sol ja a nascer!
9 da manha…Grrriiiiiimmmm! O gajo não esta em casa. Boa! Uma banhoca e pusemo-nos ‘a estrada!
Fomos ter com amigos e começamos a visitar a cidade: teatro, opera, principais praças, porto marítimo, palácios reais, jardins com visita obrigatória a famosa pequena sereia que levou com um "cumprimento" meu :-)
Tudo numa bela passeata ao sol.
Não vou entrar em muitos detalhes, mas posso adiantar que apesar da cidade ser engraçada, não me fascinou.
Para o fim do dia ficou a surpresa. Alugamos umas biclas e fomos conhecer uma zona que dista a 3kms do centro da cidade de Copenhaga chamada Cidade Livre de Christiania.
Trata-se de uma antiga área recém abandonada de bases militares que foi ocupada em 1971 por alguns milhares de hippies, anarquistas, artistas e músicos, como uma forma de protesto ao governo da Dinamarca. Possuem uma organizacao autónoma onde ate 'a pouco tempo não pagavam impostos e era legal o comercio de drogas leves.
Pedalamos ate as imediações da zona e logo ao longe vemos pessoas em cima dos telhados, e um marco colorido pintado ‘a mão a simbolizar o inicio da cidade. Conforme iamos andando, estavamos estupefactos como 'e que a 3 kms de distancia do centro de uma cidade super organizada e limpa existe um refugio cheio de casas de campo, espelhadas, num caos colorido. A cidade n 'e suja, mas nao possui nenhum ordenamento. Casas pintadas de grafites, estatuas chinesas, incas, japonesas espalhadas pelas pracas e envolvidos por arvores e declives.
Achei curioso uma casa aberta com imensa roupa onde tinha a seguinte inscricao: "put and get". Ou seja, troca as roupas que tens vestidas por umas que estao por la que te sirvam! Surreal!
Viam-se imensos hippies, alguns turistas e moradores locais. Na praca local estava um concerto de musica irlandesa e a mistica era incrivel! Ate houve um gajo que veio para a nossa beira: "Entao, sao de onde?"
Das melhores bjecas que ja tomei.
Como nos roubaram as bicicletas, ora ja nao estivessemos marcados como turistas, fomos a pe ate a cidade para ver o parque de diversoes Tivoli. 'E um parque bastante antigo e que serviu de inspiracao para o senhor walter disney abrir o seu. Vale a pena a visita! Como nota de reportagem, mais um momento da noite...foi o estar a ouvir uma orquestra a tocar Riverdance e Elvis Presley enquanto o sol se escondia. Pricelesssss
Meia noite seguimos em direccao a casa do CS e fomos convidados para uma comunhao da filha da vizinha, que era a 200m de casa dele. Why not?
Mais uma vez, sentimo-nos gatos pingados por cair numa festa de amigos e familiares onde o traje era fatos e vestidos. Fomos apresentados 'a patroa da festa que logo nos pos a vontade indicando a mesa das bebidas. Confesso que depois de nos dizer por 2x para nos servirmos, sentimo-nos quase na obrigacao de beber algo...para n darmos uma de fraquinhos.
Fiquei com uma boa sensacao dos dinamarqueses. Ao contrario dos holandeses, estes sao calorosos e poem-nos rapidamente 'a vontade no grupo.
Domingo acorda-se e da-se a ultima voltinha pela cidade. Fomos a um dos parque da cidades ter com um grupo de CouchSurfers! Se um gajo ja gosta de viajar, redobra a vontade em viajar quando em contacto com este pessoal. Realmente, comecei muito tarde nestas andancas!
Aeroporto, Amsterdao, Den Haag para depois...ter o descanso do guerreiro no meu super confortavel colchao de ar :)
Ver todas as fotografias
Mais informacao:
http://www.copenhagen.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Copenhagen
http://en.wikipedia.org/wiki/Freetown_Christiania
http://en.wikipedia.org/wiki/Tivoli_Gardens
http://www.couchsurfing.com/
Copenhagen (Denmark)
30 abril 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Playlist (with video)
Labels
Acontecimentos/Concertos
(16)
Devaneios
(71)
Favorito
(19)
Fotos
(35)
Megafone
(11)
Musicas
(49)
Orgulhosamente Portugues
(4)
Serviço Público
(2)
Viagens
(19)
Videos
(12)
Viver na Holanda
(33)
Top Links
Histórico de Posts
Paços de Brandão
Santa Maria da Feira
Porto
1 comentários:
Tou pasma!! Eu por acaso nunca fiz couchsurfing...mas tenho vários amigos a recomendar...eu cá sou mais gaja do hotel :D Mas achei a cena da comunhão e de te abrirem a porta às 4 da manhã mto à frente!
E o que eu curtia ver essa cena hippie! Tive num sítio fantástico na Turquia que tens de visitar: Butterfly Island
Parece que tás no filme "A Praia" mas sem Brad Pitts limpinhos :D
Enviar um comentário