Oktober Festival

07 outubro 2008

Oktober Festival


Bem, que se pode dizer do melhor e maior festival de cerveja do mundo?

Mais do que um festival é uma experiencia com parque de diversões grande e diversificado, movimento quanto baste e tudo regado com muita cerveja onde com amigos o divertimento é garantido. Comecemos pela cerveja - quais copos de 0,33l? Ali bebe-se à litrada onde o azáfama dos empregados com 7 ou 8 canecas ao mesmo tempo é constante. É impressionante a quantidade de cerveja! É só apreciadores he he

Infelizmente este ano (reparem no meu optimismo de que vai ver uma segunda vez) não se conseguiu entrar numa das tendas gigantes e tivemos que nos contentar a estar na parte de fora. Foi pena porque olhando pela janela ali estava-se quentinho, abrigado e com musica popular (entenda-se pimba alemao) a dar show. Sim, porque estava frio, pelo menos para mim. Para as locais o frio não parecia um problema de maior pois era vê-las com as fatiotas típicas a andar pelo parque, sem frio e com muito amor à tradição. Há tradicoes que fazem todo o sentido serem continuadas. :)

Tudo comecou quinta-feira onde se saiu de Den Haag pela tarde com rumo a Munique onde os 800kms seriam feitos à noite. Optou-se por fazer directa e passou-se por Frankfurt que ficava a caminho. Fiquei com muito boa impressao da cidade onde à noite os arranha-ceus davam uma paisagem moderna da cidade. Lá se conheceu a cidade pela noite e rumou-se novamente a Munique onde chegamos pelas 8 da matina. O alojamento teve que ser em campismo pois os precos normais de hotelaria à muito que estavam esgotados. Lá se aguentou o frio e a chuva e tentou-se tirar o máximo partido do lugar. Até teve-se sorte pois não estava a chover na altura de montar tenda o que convenhamos, só facilita.

Admito que na primeira noite abusei um pouco (pelo menos a parte que me lembro) e na proxima vez tentarei moderar a quantidade de cerveja ingerida por todos os dias ou manter o ritmo todos os dias. O problema é que escorregava bem....mas aviso: a 8 Euros o litro apanhar uma xiba não fica barato. Ainda deu para provar joelho de porco, conhecer o Hard Rock lá do sitio (o nosso de lisboa é bem melhor) e conhecer a fantastica cidade de Munique no último dia. Fizemos uma visita guiada pela cidade com a empresa Sandemans (a foto de grupo pode ser consultada aqui ) onde em 3h ficou-se a saber bastante da historia do pais e da cidade. Aconselho vivamente a visitar o site para saber em que outras paises/cidades eles actuam. São visitas gratuitas onde no fim podemos pagar a quantia que achamos correcta. Ou seja, se gostarmos pagamos! Parece-me justo!


Curiosidades do festival:
Apenas podem ser vendidas cervejas da cidade de munique. Existem mais marcas de cerveja criadas em munique que em Portugal. Existem 9 tendas onde a ocupacao de cada uma tenda pode chegar aos 2000 lugares sentados!!!! A cidade munique tem 1,2 milhoes de habitantes, mas nos dias em que ocorre o festical a população ascende aos 7 milhões.


Fotos dos 3 dias
http://picasaweb.google.com/PedroTx/GermanyOktoberFestivalInMuniquel#

Foto grupo da visita guiada
http://www.newmunich.com/nm/index.php?option=com_zoom&Itemid=90&page=ecard&catid=16&key=23

Site oficial do festival
http://www.oktoberfest.de/en/

2 comentários:

  1. Miky disse...
  2. Atão rapaz... a visitar a "minha" terra... hehehehe... que saudades dessas grandes festas... sim, porque aqui tinhamos a feira popular e agora nem isso! (se bem que acho que não tem comparação possível)... Cerveja, depois cresce a barriga e não sabes porquê... hehehehehe... mas confessa, a nossa é mais intensa e melhor... por isso é que aqui não pode ser "à litrada", mas sim ao barril! hehehe... Abraço, Mike ;)

  3. Pedro Teixeira disse...
  4. Quando for a Portugal vou resolver a questao pois levo uma caneca de 1l. Depois digo-te qual das 2 é melhor apos uma litrada para dentro ;)