Halloween

03 novembro 2008



Passado dia 31 Outubro aconteceu o Halloween. Apesar de nao ter muita tradicao na Europa, anualmente esta a ganhar alguma forca ora por forca da accao de marketing dos lojistas ora por motivo para festas, encontros, alegria. Eu diria que e' mais um carnaval noturno tematico de monstrinhos e mortos vivos.

Mas de onde nasceu esta tradicao?

Halloween tem suas origens no antigo festival celta conhecida como Samhain. Esta festa e' uma comemoração do fim da época de colheita e foi um tempo utilizado pelos antigos pagãos celtas para fazer um balanço de abastecimento para os meses do Inverno. Era tambem considerado um dia onde se dissolvia uma fronteira entre os vivos e mortos, e onde os mortos se tornavam perigosos para a vida por causar problemas como a doença ou a danificacao nas culturas. Frequentemente envolviam fogueiras em que os ossos de animais abatidos eram atirados para a fogueira e as pessoas usavam fantasias e máscaras numa tentativa de imitar os espíritos malignos.

A abóbora esculpida com uma vela acesa no interior é um dos símbolos mais conhecidos do Halloween. Acreditando que a cabeça foi a parte mais poderosa do corpo, contendo o espírito e os conhecimentos, os Celtas utilizada a "cabeça" dos vegetais para assustar as superstições. A escultura de abóboras de Halloween está associado com a América do Norte onde as abobadas existiam em grande quantidade e porque eram mais fáceis de esculpir que nabos e cenouras. Pudera!

Portanto, e' sempre bom nos mascararmos para afugentar os maus espiritos. Pelo menos para quem acredita ser esse o motivo do dia. Para mim e' um dia divertido onde ha imensas festas tematicas e uma oportunidade para desvendarmos o monstro guardado dentro de nos. Este ano foi a primeira que festejei o dia e com um fato, que apesar de nao ser muito elaborado foi original. Nao encontrei nenhuma loja que arrendasse roupa e nao tive paciencia para estar nas filas para pagar um fato de 30 Euros!
Mascarei-me de ensaguentado fa dos Iron Maiden - uma tshirt da ultima tournee e algum sangue emprestado por um monstro anonima.

Mais informacoes: http://en.wikipedia.org/wiki/Halloween

1 comentários:

  1. Miguel Cruz disse...
  2. "um monstro anonima"...
    E pah decide-te... gajo ou gaja? ou meio meio?? =D