Verão 2009 (parte 1 de 5) :: Letónia/Latvia

07 setembro 2009



De pés doridos, costas suadas e barba por fazer, eu estou de volta depois de uma viagem com momentos coloridos, boas conversas e quatro tipos de moeda nacional.
Decidi não colocar todo o texto num único post, mas em o dividir por diversos posts para tornar a leitura mais agradável.

Riga, capital da Letónia foi o primeiro destino das minhas férias deste ano. Riga possui um centro encantador que se caminha perfeitamente em duas horas se seguirem as indicacões do percurso pedonal do mapa turístico.


Devido à fantástica A. tive oportunidade de ir ver pela primeira vez um jogo de hóquei no gelo e....aquilo é desporto verdadeiramente para homens, onde a cacetada faz parte do jogo. Muitos golos, emoção no último minuto (devido ao golo da equipa da casa), onda humana e um ambiente electrizante a cantar: dinamo, dinamoRiga, DINAMO! Este é o desporto nacional da Letónia.


Notei imensos carros caros e até muitas edições especiais que nunca tinha visto na vida. Aqueles mercedes, porshes e BMW de topo, mas com uma versao xxx-a-puchar-para-o-carote. Vim a saber que isso se deve aos imensos russos que vivem em Riga e que tem no carro um símbolo do seu status na sociedade.


A pouca distância de Riga, encontra-se a zona de Jurmala. É uma área banhada pelo mar báltico (que mais se parece uma piscina devido à quase inexistência de ondas) e onde existem muitas casas de férias com o carro-que-dá-status-à-porta. Zona que vale a pena conhecer, sobretudo se o enorme areal estiver deserto e pelas fantásticas casas palacete que por ali abundam.

Curiosidades que constatei:
- Segundo me foi dito e pelo que pude constactar nas viagens internas que fiz, muito do investimento do país está centralizado em Riga e pouco é distribuído às outras cidades. Ao contrário do que é feito na Lituânia por exemplo.
- No primeiro dia de aulas, todos os alunos levam uma flor para a escola. Era ver todas as crianças com uma flor onde a dão à professora e fica a adornamentar a sala de aulas. Será que também a dão ao grandula do professor sisudo de educação física?
- Não é costume as pessoas cumprimentar-se com beijinhos. Mais com aperto de mão ou apenas com um olá. Isto foi estranho de digerir, mas tive que manter a tradição latina.
- Quase todos os eléctricos eram guiados por mulheres e algumas delas jovens e bem jeitosas. Foi-me explicado que por ser uma condução menos exigente tem mais mulheres. Sorri.
- Vi pela primeira trolleybus que se trata de uma fusão entre autocarro e eléctrico. Ou seja, um autocarro normalíssimo mas com conexão a cabos eléctricos no topo do autocarro. Ao que parece quando estes cabos se desconectam do autocarro, o condutor pára o autocarro e coloca umas luvas para os tentar engatar novamente. Imaginem o caos que deve ficar em hora de ponta.
- Os preços são semelhantes aos praticados na Holanda mas o salário mínimo é bem inferior. Devido a este factor existe um enorme fosso entre os ricos e pobres.

Factos rápidos:
População: 2.200.000, dos quais 59.2%Latvians e 28.0% Russians
Tamanho: 64,589 km2, ou seja 2/3 de Portugal (92,345 km)
Independente: da USRR desde 1991
Partilha com a Lituania a origem da língua
Juntamente com Lituania e Estonia, faz parte dos paises bálticos. 3 paises com uma área total quase equivalente ao tamanho da França.

Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Latvia



Posts relacionados:
Verão 2009 (parte 2 de 5) :: Lituânia/Lithuania
Verão 2009 (parte 3 de 5) :: Estónia/Estonia
Verão 2009 (parte 4 de 5) :: Finlândia/Finland
Verão 2009 (parte 5 de 5) :: Impressões finais

Mais fotografias: http://picasaweb.google.com/PedroTx

4 comentários:

  1. Miguel Cruz disse...
  2. 'trolleybus' - O Porto já teve à anos mas Coimbra ainda continua a ter! Não é só queima =P

  3. Presépio no Canal disse...
  4. Quero saber mais do centro de Riga :) encantador porque...:)

    Gostei do post :) muito acutilante ;)

    Beijos

  5. balsagode disse...
  6. Estou a ver que ainda tens muito para saber àcerca do nosso país!
    Em Coimbra ainda há trolleybus, e no Porto houve até 97. Tss, tss.

    http://ehgarde.no.sapo.pt/trolleybus/troleis.htm

  7. Pedro Teixeira disse...
  8. @Presepio: Encantadora porque foi a primeira cidade báltica a ser conhecida. Pelas ruelas, torres altas das igrejas espalhadas pela cidade. A energia de ser uma super cidade num país náo muito grande. Quando lá fores, saberás ;)

    @Balsagode, Miguel: Que belo par que vocês fazem...e mesmo a juntar-vos nem meio dão :D Eu venho da aldeia pah, e lá não havia trolleybus pah