De pés doridos, costas suadas e barba por fazer, eu estou de volta depois de uma viagem com momentos coloridos, boas conversas e quatro tipos de moeda nacional.
Decidi não colocar todo o texto num único post, mas em o dividir por diversos posts para tornar a leitura mais agradável.
Riga, capital da Letónia foi o primeiro destino das minhas férias deste ano. Riga possui um centro encantador que se caminha perfeitamente em duas horas se seguirem as indicacões do percurso pedonal do mapa turístico.
Devido à fantástica A. tive oportunidade de ir ver pela primeira vez um jogo de hóquei no gelo e....aquilo é desporto verdadeiramente para homens, onde a cacetada faz parte do jogo. Muitos golos, emoção no último minuto (devido ao golo da equipa da casa), onda humana e um ambiente electrizante a cantar: dinamo, dinamoRiga, DINAMO! Este é o desporto nacional da Letónia.
Notei imensos carros caros e até muitas edições especiais que nunca tinha visto na vida. Aqueles mercedes, porshes e BMW de topo, mas com uma versao xxx-a-puchar-para-o-carote. Vim a saber que isso se deve aos imensos russos que vivem em Riga e que tem no carro um símbolo do seu status na sociedade.
A pouca distância de Riga, encontra-se a zona de Jurmala. É uma área banhada pelo mar báltico (que mais se parece uma piscina devido à quase inexistência de ondas) e onde existem muitas casas de férias com o carro-que-dá-status-à-porta. Zona que vale a pena conhecer, sobretudo se o enorme areal estiver deserto e pelas fantásticas casas palacete que por ali abundam.
Curiosidades que constatei:
- Segundo me foi dito e pelo que pude constactar nas viagens internas que fiz, muito do investimento do país está centralizado em Riga e pouco é distribuído às outras cidades. Ao contrário do que é feito na Lituânia por exemplo.
- No primeiro dia de aulas, todos os alunos levam uma flor para a escola. Era ver todas as crianças com uma flor onde a dão à professora e fica a adornamentar a sala de aulas. Será que também a dão ao grandula do professor sisudo de educação física?
- Não é costume as pessoas cumprimentar-se com beijinhos. Mais com aperto de mão ou apenas com um olá. Isto foi estranho de digerir, mas tive que manter a tradição latina.
- Quase todos os eléctricos eram guiados por mulheres e algumas delas jovens e bem jeitosas. Foi-me explicado que por ser uma condução menos exigente tem mais mulheres. Sorri.
- Vi pela primeira trolleybus que se trata de uma fusão entre autocarro e eléctrico. Ou seja, um autocarro normalíssimo mas com conexão a cabos eléctricos no topo do autocarro. Ao que parece quando estes cabos se desconectam do autocarro, o condutor pára o autocarro e coloca umas luvas para os tentar engatar novamente. Imaginem o caos que deve ficar em hora de ponta.
- Os preços são semelhantes aos praticados na Holanda mas o salário mínimo é bem inferior. Devido a este factor existe um enorme fosso entre os ricos e pobres.
Factos rápidos:
População: 2.200.000, dos quais 59.2%Latvians e 28.0% Russians
Tamanho: 64,589 km2, ou seja 2/3 de Portugal (92,345 km)
Independente: da USRR desde 1991
Partilha com a Lituania a origem da língua
Juntamente com Lituania e Estonia, faz parte dos paises bálticos. 3 paises com uma área total quase equivalente ao tamanho da França.
Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Latvia
Posts relacionados:
Verão 2009 (parte 2 de 5) :: Lituânia/Lithuania
Verão 2009 (parte 3 de 5) :: Estónia/Estonia
Verão 2009 (parte 4 de 5) :: Finlândia/Finland
Verão 2009 (parte 5 de 5) :: Impressões finais
Mais fotografias: http://picasaweb.google.com/PedroTx
Verão 2009 (parte 1 de 5) :: Letónia/Latvia
07 setembro 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Playlist (with video)
Labels
Acontecimentos/Concertos
(16)
Devaneios
(71)
Favorito
(19)
Fotos
(35)
Megafone
(11)
Musicas
(49)
Orgulhosamente Portugues
(4)
Serviço Público
(2)
Viagens
(19)
Videos
(12)
Viver na Holanda
(33)
Top Links
Histórico de Posts
Paços de Brandão
Santa Maria da Feira
Porto
4 comentários:
'trolleybus' - O Porto já teve à anos mas Coimbra ainda continua a ter! Não é só queima =P
Quero saber mais do centro de Riga :) encantador porque...:)
Gostei do post :) muito acutilante ;)
Beijos
Estou a ver que ainda tens muito para saber àcerca do nosso país!
Em Coimbra ainda há trolleybus, e no Porto houve até 97. Tss, tss.
http://ehgarde.no.sapo.pt/trolleybus/troleis.htm
@Presepio: Encantadora porque foi a primeira cidade báltica a ser conhecida. Pelas ruelas, torres altas das igrejas espalhadas pela cidade. A energia de ser uma super cidade num país náo muito grande. Quando lá fores, saberás ;)
@Balsagode, Miguel: Que belo par que vocês fazem...e mesmo a juntar-vos nem meio dão :D Eu venho da aldeia pah, e lá não havia trolleybus pah
Enviar um comentário