Verão 2009 (parte 3 de 5) :: Estónia/Estonia

11 setembro 2009


Continuo a tentar que palavras imprevisto e espontaneidade façam parte da minha vida e como tal decidi de véspera não passar 3 noites em Talin - capital da Estónia - mas apenas 2 noites e a outra em Tartu, que é uma cidade universitária e segunda segunda cidade do país. Queria conhecer a segunda cidade, pois normalmente em todos os paísies estas são diferentes das capitais no sentido de terem menos turistas, menos empresas estrangeiras e no preservarem mais a cultura local. O amigo N. colocou um last request e tive logo várias respostas de onde ficar. Depois de uma viagem de 4h de autocarro a partir de Riga, cheguei a Tartu às 23h onde tinha o meu host à espera. Nessa noite fiquei a dormir na residência universitária onde vim a saber depois que não era permitida visitas a meio da noite, quanto mais pernoitar :) Ainda deu para algumas horas de cavaqueira até às 2 da manhã que no outro dia era dia de conhecer a cidade e apanhar bus para Talin.


Tartu é uma cidade pequena que vale a pena ser visitada, mas se forem com alguns dias à Estónia.
Lanço agora um desafio: se algum leitor deste blog (tu) não estiver familiarizado com uma história saborosa que aconteceu no topo daquela ponte, que utilize o meu endereço de email para me contactar ;)


Das 4 capitais que visitei, foi de Talin que gostei mais. A cidade possui um dos maiores e mais antigos centros históricos da Europa. Adorei fotografar nesta cidade devido à disposição das ruas, das elevações, da abundância de árvores, do espírito medieval presente em cada esquina. E já prometi que ia lá voltar para ver a neve de Inverno.


No segundo dia fui visitar o parque da cidade e a beira rio. Passou-se pelo museu da cidade - que obteve o prémio de melhor museu europeu de 2008. Vi ainda um artista a pintar um quadro com a técnica Airbrush. Em 15minutos ele fez o quadro que está na imagem, e como vi todas as fases, senti que com algum temp, persistência e equipamento até eu podia ser também um DaVinci.das.latas

Curiosidades que constatei:
- Dos três países bálticos (Lituânia, Letónia e Estónia), Estónia é o mais ocidentalizado e desenvolvido. Não sei se devido a este facto ou a uma história mais conturbado, mas as pessoas da Lituânia e Letónia não morrem de amores pelos da Estónia.
- Não fui às grandes ilhas da Estónia, mas pelas impressões que tive e imagens que vi, estou curioso de numa próxima dar lá um salto..
- Em Tartu está o bar com o tecto mais alto do mundo, com o correspondente título Guinesss à porta.

Factos rápidos:
- População: 1.340.415 habitantes dos quais 68.8 % Estonios e 25.6 % Russos.
- 25% da população morreu na Segunda Guerra Mundial
- A Estónia possui o serviço de eGovernment mais avançado da Europa
- Existe uma ligação forte entre Estónia e a Finlândia. Por exemplo, ambas as capitais distam pouco mais de 50kms por ferry e o Estoniano tem algumas bases do Finlandês.

Mais informações:
http://wikitravel.org/en/Tartu
http://en.wikipedia.org/wiki/Estonia
http://www.visitestonia.com/en/



Posts relacionados:
Verão 2009 (parte 1 de 5) :: Letónia/Latvia
Verão 2009 (parte 2 de 5) :: Lituânia/Lithuania
Verão 2009 (parte 4 de 5) :: Finlândia/Finland
Verão 2009 (parte 5 de 5) :: Impressões finais

Mais fotografias: http://picasaweb.google.com/PedroTx

3 comentários:

  1. Unknown disse...
  2. tens de levar uma camara mas de video para as proximas férias.

    fazer uns segundos em cada ponto e começar uma caminhada tipo where's matt (procura no youtube/google)

    :D

  3. Pedro Teixeira disse...
  4. Não conhecia essa personagem do Where's Matt! Muita louco. Não me importava, mas mesmo nada, de também ter uma empresa a patrocinar-me as danças

  5. Presépio no Canal disse...
  6. Amei estas fotos e a tua descricao e acho que ja estou apaixonada por Tallin e Tartu...estao na lista ;)
    As fotos sao convidativas e estao um espanto! Adorei!