Continuo a tentar que palavras imprevisto e espontaneidade façam parte da minha vida e como tal decidi de véspera não passar 3 noites em Talin - capital da Estónia - mas apenas 2 noites e a outra em Tartu, que é uma cidade universitária e segunda segunda cidade do país. Queria conhecer a segunda cidade, pois normalmente em todos os paísies estas são diferentes das capitais no sentido de terem menos turistas, menos empresas estrangeiras e no preservarem mais a cultura local. O amigo N. colocou um last request e tive logo várias respostas de onde ficar. Depois de uma viagem de 4h de autocarro a partir de Riga, cheguei a Tartu às 23h onde tinha o meu host à espera. Nessa noite fiquei a dormir na residência universitária onde vim a saber depois que não era permitida visitas a meio da noite, quanto mais pernoitar :) Ainda deu para algumas horas de cavaqueira até às 2 da manhã que no outro dia era dia de conhecer a cidade e apanhar bus para Talin.
Tartu é uma cidade pequena que vale a pena ser visitada, mas se forem com alguns dias à Estónia.
Lanço agora um desafio: se algum leitor deste blog (tu) não estiver familiarizado com uma história saborosa que aconteceu no topo daquela ponte, que utilize o meu endereço de email para me contactar ;)
Das 4 capitais que visitei, foi de Talin que gostei mais. A cidade possui um dos maiores e mais antigos centros históricos da Europa. Adorei fotografar nesta cidade devido à disposição das ruas, das elevações, da abundância de árvores, do espírito medieval presente em cada esquina. E já prometi que ia lá voltar para ver a neve de Inverno.
No segundo dia fui visitar o parque da cidade e a beira rio. Passou-se pelo museu da cidade - que obteve o prémio de melhor museu europeu de 2008. Vi ainda um artista a pintar um quadro com a técnica Airbrush. Em 15minutos ele fez o quadro que está na imagem, e como vi todas as fases, senti que com algum temp, persistência e equipamento até eu podia ser também um DaVinci.das.latas
Curiosidades que constatei:
- Dos três países bálticos (Lituânia, Letónia e Estónia), Estónia é o mais ocidentalizado e desenvolvido. Não sei se devido a este facto ou a uma história mais conturbado, mas as pessoas da Lituânia e Letónia não morrem de amores pelos da Estónia.
- Não fui às grandes ilhas da Estónia, mas pelas impressões que tive e imagens que vi, estou curioso de numa próxima dar lá um salto..
- Em Tartu está o bar com o tecto mais alto do mundo, com o correspondente título Guinesss à porta.
Factos rápidos:
- População: 1.340.415 habitantes dos quais 68.8 % Estonios e 25.6 % Russos.
- 25% da população morreu na Segunda Guerra Mundial
- A Estónia possui o serviço de eGovernment mais avançado da Europa
- Existe uma ligação forte entre Estónia e a Finlândia. Por exemplo, ambas as capitais distam pouco mais de 50kms por ferry e o Estoniano tem algumas bases do Finlandês.
Mais informações:
http://wikitravel.org/en/Tartu
http://en.wikipedia.org/wiki/Estonia
http://www.visitestonia.com/en/
Posts relacionados:
Verão 2009 (parte 1 de 5) :: Letónia/Latvia
Verão 2009 (parte 2 de 5) :: Lituânia/Lithuania
Verão 2009 (parte 4 de 5) :: Finlândia/Finland
Verão 2009 (parte 5 de 5) :: Impressões finais
Mais fotografias: http://picasaweb.google.com/PedroTx
Verão 2009 (parte 3 de 5) :: Estónia/Estonia
11 setembro 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Playlist (with video)
Labels
Acontecimentos/Concertos
(16)
Devaneios
(71)
Favorito
(19)
Fotos
(35)
Megafone
(11)
Musicas
(49)
Orgulhosamente Portugues
(4)
Serviço Público
(2)
Viagens
(19)
Videos
(12)
Viver na Holanda
(33)
Top Links
Histórico de Posts
Paços de Brandão
Santa Maria da Feira
Porto
3 comentários:
tens de levar uma camara mas de video para as proximas férias.
fazer uns segundos em cada ponto e começar uma caminhada tipo where's matt (procura no youtube/google)
:D
Não conhecia essa personagem do Where's Matt! Muita louco. Não me importava, mas mesmo nada, de também ter uma empresa a patrocinar-me as danças
Amei estas fotos e a tua descricao e acho que ja estou apaixonada por Tallin e Tartu...estao na lista ;)
As fotos sao convidativas e estao um espanto! Adorei!
Enviar um comentário