Sair da Holanda

17 agosto 2010

Já passaram três meses desde o meu último post, portanto já devem ter reparado concerteza que a disponibilidade para postar já teve dias melhores :)

E em grande parte deve-se a uma razão que já está explicada no título do post: vou fechar o meu ciclo na Holanda.

Esta decisão andou a fermentar quase um ano e, à dois meses atrás informei a minha empresa que iria deixar a Holanda. Foi um acto de impulso-ponderado. Se não assim fosse, desconfio que ficava cá mais um Verão. Ainda não tenha emprego à vista, mas logo que me decidi, informei a minha empresa com bastante mais tempo de aviso que o estipulado no meu contracto de trabalho. Correu bem, pois entenderam os meus motivos e como "recompensa" deram-me a possibilidade de continuar a trabalhar enquanto procuro emprego em Portugal. Sim, isto é verdade...mas sabem como é, coisas boas tendem a acontecer a boas pessoas cof cof


Não foi uma decisão fácil e ainda agora, hoje, sinto-me triste de deixar esta vidinha de cá. Holanda é um país de amor-ódio, onde a par de uma localização geográfica central, segurança, organização, excelente horário de trabalho, bom ambiente profissional, mentalidade optimista e um salário que proporciona uma extensa qualidade de vida, poderá também existir monotomia, falta de calor humano nas relações inter-pessoais, aversão à língua e um clima por vezes detestável. Não seria um país para uma residência a longo prazo, mas em dois anos boas amizades foram feitas, hábitos foram adquiridos numa rotina que gosto.

Penso que venci largamente o combate inicial de adaptação à Holanda e regresso muito diferente de quando cá cheguei pela primeira vez. Uma experiência deste género faz-nos crescer exponencialmente, e torna-nos mais adaptáveis aos desafios, qualquer que seja a sua natureza. Subimos um degrau na nossa vida e vemos mais além, mais longe o que por vezes apenas ouvimos pela boca de outros ou do que lemos em livros. Volto concerteza mais seguro, confiante, optimista e com uma graaaaaaaaaaaande bolsa de ar. Quanto mais tarde regressar a Portugal mais complicado será re-integração na vida quotodiana, na vida pessoal, nos ciclos de amigos e vida profissional, e tudo claro está, num orçamento mais apertado.

Não sei se é devido à altura do ano, um período de calor com férias grandes pelo meio, um ritmo profissional mais lento, mas notei que tal como eu, alguns blogueiros emigrantes, também estão a arrumar as troxas e voltar para a Portugal, ou dar mais um salto geográfico. Curioso!

Este não será o último post, escreverei novamente. Pelo menos no último dia no país mais plano do mundo...

9 comentários:

  1. Presépio no Canal disse...
  2. Ola Pedro,

    Ja me tinha perguntado por ti, e hoje, quando reparei que deixaste de seguir o meu blog, pensei:
    "Queres ver que se vai embora?".
    Acho que resumiste muito bem a relacao amor-odio com este pais ;-) Tambem sinto falta do nosso clima, do nosso calor humano ;-) Neste momento, estou,por isso, em Portugal, de ferias, em Tras-os Montes. E estou tao feliz ;-)
    Desejo-te as maiores felicidades, seja qual for a tua opcao :-) Nao desaparecas e vai dando um ola sempre que puderes. :-)
    Foi sempre um gosto ler o que escreves. E se continuares a blogar, diz-me depois qual a morada,para por nos meus favoritos ;-)
    Beijinhos. Fica bem ;-)E Boa Sorte!

  3. Gustavo Martins disse...
  4. E' o fim de mais um ciclo. Nao fico triste por ires, afinal e' uma opcao tua.

    Mas que es mais uma baixa de peso na "equipa", la isso es.

    Ate breve, para as despedidas ;)

  5. Pedro Teixeira disse...
  6. @Presepio, o Terminal19 foi criado para relatar a experiencia Holandesa e como tal sera' encerrado quando fechar o ciclo. Qualquer das formas, um novo blog podera ser criado dependendo o que acontecera no futuro. Prometo que te informarei :)

    @Gustavo, nao se irao ver livres de mim por longos periodos. Afinal de contas, tenho um inter-cidades do Porto para a Holanda. Ate breve, nas despedidas ;)

  7. r i t a disse...
  8. Ás vezes pode nem parecer, mas o que vais fazer é um grande passo. Não sei se maior ou igual ao que deste quando decidiste deixar Portugal!
    E como concordo contigo quando dizes que "Uma experiência deste género faz-nos crescer exponencialmente...e vemos mais além", sem dúvida nenhuma e eu só estive na vizinha Espanha, imagino o que será uma experiência destas nos USA!!
    Boa sorte acima de tudo :)

  9. PiXie disse...
  10. ... Agora não estava à espera disto... mas isso nem é importante, o importante é a tua decisão. Sentes que tens que dar um passo neste momento da tua vida, e tens a coragem para fazê-lo. Parabéns por isso! Toda a relação que descreves entre nós próprios e um outro país para onde se vá viver por um longo ou curto período de tempo, e toda a experiência em termos emocionais, mentais e de crescimento intelectual dessa mesma experiência são coisas que entendo bem e que pelas quais também passei (e passo quase diáriamente). Sei que um dia deixarei a Holanda. Não sei ao certo o porquê, ou nem tão pouco como o sei com tamanha certeza, mas sei-o. E também sei que quando o fizer vou sentir as saudades de todas as coisas daqui que neste momento sinto em relação a Portugal e que me levam a perguntar-me sempre que lá estou de férias "porque é que fui embora?"... posso perguntar-me esta mesma pergunta vezes sem conta, mas sei a resposta muito bem. Não digo que a tua decisão seja a certa - é a tua e não compete a mais ninguém tomá-la, mas mesmo sem saber se é assim ou não, tenho a sensação de que uma vez que se tenha vivido fora a nossa alma/ pessoa/ mente/ emoção estará para sempre dividida... pode ser-se feliz onde se está, mas as saudades do lugar que se deixou estarão sempre lá também...
    Enfim, este não é o meu blog, ahahahah desculpa se me estiquei neste comentário quase reflexão e desabafo, mas concluindo: Força! Sucesso! Felicidade! E não desapareças do mapa blogosférico - avisa por onde andas e onde te podemos ler...
    Bjs xx

  11. Pedro Teixeira disse...
  12. Again, se baseasse a minha decisão apenas em argumentos racionais, estaria a esticar a minha estadia por tempo indeterminado e a argumentação interior seria exactamente a mesma daqui a um ano. Teve que ser um acto de impulso, e agora tempo de olhar para o lado das coisas boas e bonitas que me fizeram tomar a decisão. Ahh, e tempo de arranjar um emprego :) O maior desafio agora será habituar-me a ficar no mesmo sítio geográfico e serenar o bichinho. Parte das pessoas não entende as consequências de uma mudança deste género, pois pensa que se trata de uma experiência, como uma em que se vai de férias, mas antes de serem 2 semanas, é um período extendido a 2 anos. E como seria uma experiência destas a andar a viajar 1 ano sem destino e com pequenos trabalhos sazonais aqui e acolá? ;) Ainda tenho essa espinha na garganta, damm it...

  13. Anónimo disse...
  14. Olá Pedro
    Não sei quem tu és mas adorei partilhar a experiencias que tinhamos a sorte de ler. Foi um optimo tempo em que no conforto do nosso Portugal eu lia as tuas aventuras. De facto quem passa por uma experiencia no estrangeiro vive sem dúvida processos especiais, por isto o teu blog era uma forma de as passar também.
    Como boa portuga que sou, desejo ao próximo as melhores das sortes! Estamos (mesmo que os empregadores ainda não tenham ideia) com vontade de ter de volta um portuga tipo "Vasco da Gama". Volta mas por favor faz um novo blog.... A malta gosta de ler, ouvir e ver alguem prático e pragmático.
    Boa sorte e obrigada
    PP

  15. Anónimo disse...
  16. Peter Pan,

    Podia deixar aqui um imenso mar de palavras de incentivo, de esperança, de amizade...mas não!!!

    Anda mas é depressa que estou farto de beber sozinho :)

    Aquele abraço,
    Maia

  17. Pedro Teixeira disse...
  18. @PP, muito obrigado pelo incentivo e por teres sido uma leitora, se bem que anónima :), do Terminal :) Para um blogguer de baixas aspirações como eu, é muito gratificante saber que existe alguém desse lado :)

    @Maia, tu não és de gajo de palavras, mas de acção. E como deve ser :) Espero que na próxima vez que for a tua casa, o frigorífico já se encontre melhor recheado. Variedade é bom, mas não em lacticíneos :)