O tempo

31 outubro 2008



Ja tiverem aquele sentimento repetitivo que estao sempre a adiar algo que querem ate ter um pouco mais de disponibilidade? Uma formacao, uma actividade, um curso, uma reuniao, uma conversa.
Vai ser na proxima semana. Proximo mes vou meter-me no curso de danca! A seguir 'as ferias e' que vai ser. Apos o exame e' que vou ter tempo para ir aprender viola. Depois da passagem de ano, depois, a seguir.
Olhando para tras e' curioso como 'as vezes as prioritizamos o nosso tempo. Contamos ter tempo depois dos exames do secundario. Depois vem a faculdade, carreira, casamento, filhos e ai sim ja com algum dinheiro no bolso comecar a gozar a vida aos....40 anos!
Adiam-se experiencias, opcoes, decisoes por vezes desnecessariamente apenas por falta de disponibilidade emocional, falta de paciencia ou em ultima instancia por falta de tempo. O tempo meus amigos e' a unidade, o bem mais caro do mundo. Por mais dinheiro que se tenha, nao se pode comprar mais tempo portanto ha que faze-lo render.
Parem um pouco, abstraim-se e reflictam naquilo que andam a adiar a muito tempo e tentem saber se realmente nao a poderao fazer. Espero que tenham uma supresa.


Ja agora uma pequena historia que a maior parte de vos ja a devem conhecer mas que convem relembrar.

"Um professor de filosofia, especialista em "gestão do tempo", quis surpreender seus alunos durante uma aula. Tirou de baixo de sua mesa um recipiente grande de boca larga. Colocou-o sobre a mesa ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho e perguntou:
- Quantas pedras vocês acham que cabe neste recipiente?
Após algumas conjeturas dos presentes, o professor começou a colocar as pedras até encher o recipiente. Então perguntou:
- Está cheio?
Todos olharam para o recipiente e disseram que sim.
Em seguida, ele tirou um saco de pedrinhas bem pequenas de baixo da mesa. Colocou parte delas dentro do recipiente e agitou-o. As pedrinhas se infiltraram nos espaços entre as pedras grandes.
O professor novamente perguntou:
- Está cheio?
Alguns alunos retrucaram, mas todos concordaram que sim.
- Muito bem, exclamou o professor, pousando sobre a mesa um saco de areia, que começou a despejar dentro do recipiente. A areia infiltrava-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras e pedrinhas. Está cheio? , perguntou de novo.
Dessa vez, alguns alunos duvidaram:
- Talvez não...
Pegou, então um jarro e começou a derramar água dentro do recipiente, que a água absorvia sem transbordar. Então ele deu por encerrada a experiência e retrucou:
- Agora sim, está cheio. Bem, o que podemos aprender com esta demonstração?
Um aluno, levantou e disse:
- Professor, talvez o senhor queira dizer que não importa o quanto cheia esteja a nossa agenda. Se quisermos, sempre conseguiremos fazer com que caibam outros compromissos e diversões.
- Na verdade, não é bem isso. O que esta lição nos ensina é que, se não colocarmos as pedras grandes primeiro, nunca seremos capazes de colocá-las depois. Pense bem...
O professor então pegou outro recipiente, outras pedras grandes, outras pedrinhas, outro saco de areia e outro jarro da água. O professor começou colocando a água, depois a areia, após as pedrinhas pequenas, mas quando foi colocar as pedras grandes, estas já não cabiam no recipiente.
Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como pedregulhos, as coisas realmente importantes nunca terão tempo nem espaço em sua vida."
As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: sua família, a pessoa amada, amigos, os nossos sonhos, a nossa saúde. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como pedregulhos, as coisas realmente importantes nunca terão tempo nem espaço em sua vida."

Se preenchermos o pote com muitas pedras pequenas, depois nao iremos ter espaco para as grandes, Temos que as preservar e fazer ginastica de logistica de modo a que o aquario tenha estas em grande numero. Achamos que por serem grandes nunca irao sair do pote - sao demasiado pesadas para sairem - pensamos nos. Pior e' quando percebemos que mesmo grandes conseguem se mexer e saltar para fora. Nesse momento conseguimos ver todas as pedras pequenas que sempre desejamos mas apercebemo nos que sao ainda mais pequenas do que pensavamos. Tornam-se tao pequenas que se transformam em areia. Comecamos por pensar que existem muitas pedras e que facilmente encontramos outra para a substituir. Mas quando olhamos a volta nenhuma tem as medidas certas para o nosso pote. Demasiado grandes ou pequenas, mto redondas, mto bicudas, etc, etc, etc. Ai sentimos que falta qualquer coisa. Tentamos ocupar o espaco vazio com o maior numero de pedrinhas que conseguimos encontrar para, aos nossos olhos, o aquario estar de novo completo.Mas quando olhamos com atencao lembramo nos que ali estava uma pedra grande e que varias pequenas nao fazem uma grande.

Termino para explicar o porque da foto deste topico. Tal como uma crianca vamos ter a mesma abertura, entusiasmo e encarar um dia com 1440 longos minutos ao inves de umas rapidas 24 horas.

1 comentários:

  1. Miguel Cruz disse...
  2. Puto, butes aprender a tocar viola? Tou nessa onda também ;)